Reflexão – Módulo II

CURSO DE FORMAÇÃO:

Implementação Novo Programa de Português

do Ensino Básico

REFLEXÃO SOBRE O 2º MÓDULO

“ A análise e reflexão sobre a língua concretizam-se quer em actividades nos domínios do oral e do modo escrito, quer no trabalho oficinal. trata-se deste modo de desenvolver competências linguísticas, no sentido de transformar o conhecimento implícito em conhecimento explícito da língua.” In Programa de Português do Ensino Básico, pág. 23.

O 2º Modulo de Formação, no meu entender, teve como objectivo materializar o parágrafo anterior através da produção de materiais didácticos e da análise de outros facultados pelos formadores.

A compreensão oral foi abordada em consonância com o conhecimento explicito da língua através da actividade de compreensão oral.  Esta actividade, para além de permitir aos formandos partilhar as suas experiências enquanto produtores de material, possibilitou igualmente o discussão dos materiais fornecidos e permitiu o acesso a outras formas de tratamento da oralidade. Concretizando, foi de certa forma desmistificada a ideia que na compreensão oral só se avalia o texto oral, ou seja aquilo que o aluno ouve. Outro aspecto curioso foi a introdução da auto-avaliação, facto que permitirá ao aluno tomar consciência das suas dificuldades e reflectir sobre as mesmas.

A aquisição de competências ao nível do Conhecimento Explícito da Língua, como momento autónomo de aprendizagem surge no âmbito de um Laboratório Gramatical. Com este tipo de actividade, o aluno compara a informação que lhe é facultada, descobre as regras e explicita-as ou seja consubstancia e aprofunda a aprendizagem adquirida através da sua experiência de vida, enquanto falante. O Laboratório Gramatical é o que habitualmente denominamos o ensino pela descoberta, o aluno aprende de uma forma activa sob orientação do professor. Foi novamente reforçado o principio de que o conhecimento explícito da língua é o sustentáculo da aprendizagem da oralidade, da leitura e da escrita. Neste sentido, foi esclarecida a diferença entre Conhecimento Explícito da Língua e Funcionamento da Língua, sendo que o primeiro é uma competência nuclear que pressupõe um conhecimento implícito da língua e permite a consciencialização e sistematização do conhecimento linguístico e o segundo é uma competência transversal, na qual não se aproveita o conhecimento implícito adquirido pelos falantes, o ensino da gramática visa a correcção do erro e fá-lo em situação comunicativa.

No que concerne à escrita desenvolveram-se actividades orientadas para a planificação e aperfeiçoamento de textos. A planificação dever-se-á tornar uma prática corrente. Importa assim, que, na sala de aula, se promovam experiências que permitam a interiorização desta prática. Por outro lado, a revisão, ou seja o aperfeiçoamento dos textos produzidos, para alem de constituírem uma alternativa à correcção e avaliação por parte do docente, permite ao aluno interiorizar mecanismos de auto-correcção, reformular textos e melhorar a escrita. A revisão poderá ser feita em pequeno ou em grande grupo e poderá ser organizada com o intuito de se aperfeiçoar a pontuação, a coesão frásica, lexical etc…

Por fim, foram apresentadas algumas propostas de anualização. O conceito planificação foi revezado por anualização. Com o novo conceito surge uma nova forma de planificar a longo prazo, assim parte-se dos resultados esperados do ciclo anterior, descriminam-se os descritores de desempenho e tendo presente a progressão e a complexificação elencam-se os conteúdos e os resultados esperados em final de ano/ciclo. Importa salientar que a base da anualização são competências e que o programa omite os conteúdos para cada ano, estes são expostos por ciclo.

2-Dez-09

Filomena Lemos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: