Reflexão – Módulo III

CURSO DE FORMAÇÃO:

Implementação Novo Programa de Português

do Ensino Básico

REFLEXÃO SOBRE O 3º MÓDULO

Este curso de formação para alem de permitir a divulgação do novo programa, tem possibilitado a reflexão sobre as práticas pedagógicas, a troca de experiências e a partilha de preocupações entre os docentes dos três ciclos. Contudo, apesar de considerar interessantes os princípios subjacentes ao programa, não posso deixar de o considerar utópico, quanto ao que preconiza e à sua operacionalização.

Neste módulo, realçou-se, novamente, o papel crucial do professor de Português, responsabilizando-o pelo sucesso escolar dos alunos e pela promoção da cultura literária. Deste modo, sendo o Português a língua de escolarização dos nossos alunos, espera-se que o professor desta área do saber incremente as competências linguísticas de modo a proporcionar o sucesso escolar, ou seja a aquisição de outros saberes e melhore os níveis de literacia, motivando e despertando as crianças e os jovens para o prazer da leitura. Considero que, o professor de Português, ainda que conceba “contextos de ensino e de aprendizagem ricos, desafiadores e significativos” (Programa de Português do Ensino Básico, pág.142) necessita da colaboração dos professores das restantes disciplinas e dos pais e/ou encarregados de educação para atingir estes propósitos. Sendo o Português, a língua transversal a todas as disciplinas e o instrumento de acesso ao conhecimento, todos os professores dever-se-iam preocupar com a correcção linguística dos nossos alunos e colaborar no desenvolvimento das competências comunicativas, ao nível da oralidade e da escrita. Por outro lado, os pais e/ou encarregados de educação deveriam assumir e co-responsabilizarem-se pela criação de hábitos de leitura nos seus educandos. Porém, são poucos os que estão sensibilizados para dedicarem algum do seu tempo a esta actividade, por isso muitas crianças só têm o primeiro contacto com os livros quando ingressam no ensino pré-escolar.

Num outro plano, o professor de Português surge como “agente de desenvolvimento curricular”, espera-se que tome decisões de operacionalização e as adapte à realidade educativa da sua escola e dos seus alunos.  De acordo com a interpretação do programa, deixa de haver uma planificação comum a todos os professores do departamento e planificar não se limita à distribuição de conteúdos pelos vários períodos lectivos. Planificar ou anualizar é algo mais complexo e moroso, visto que pressupõe a gestão de um programa que institui o desenvolvimento de competências, tendo em conta os resultados esperados no final do ciclo, a progressão interciclos e em cada ano de escolaridade. Deste modo, o trabalho dos professores aumenta significativamente, pois, na prática, o desempenho dos alunos não é o mesmo em todas as turmas, por isso o professor terá que se inteirar das aprendizagens anteriores e, sem descurar as exigências no que respeita ao ensino do Português, anualizar de acordo com o perfil da turma.

A par da anualização surgem as várias sequências didácticas, onde mais uma vez são feitas adaptações consoante as características do público alvo, se repetem as competências, os descritores de desempenho e os conteúdos.

Considero que estes instrumentos de trabalho deveriam ser simplificados, evitando a repetição constante dos descritores de desempenho e dos conteúdos que lhe estão associados. Para além disso, a anualização deveria ser fruto de um trabalho conjunto do departamento e os docentes, tendo em conta a realidade da sua sala de aula, elaborariam as sequências didácticas. Caso contrário, receio que as exigências inerentes à filosofia do novo programa sejam um factor condicionante à sua implantação.

13-Abril-2010

Filomena Lemos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: